BEDA #11 - A sabedoria no silêncio


Enquanto lia na Bíblia o livro de Jó, lembrei de um conselho que já tinha ouvido a muito tempo, o de ficar em silêncio. Não me lembro quem me disse, não sei mesmo de quem ouvi, mas também acho que foi de mais de uma pessoa, mais de uma vez. Talvez porque eu gosto muito de falar. E tenho aprendido durante a minha gravidez a ficar mais quietinha rs não exatamente por sabedoria, mas por que tenho sentido muita falta de ar nas minhas tagarelices rs.

Em quanto Jó sofria suas perdas, suas dores, seus maus momentos seus amigos tentavam consolá-lo, mas em vão, pois suas palavras por mais que parecessem sábias, cheias de conhecimento e experiência, afinal eram realmente homens de sabedoria, que haviam aprendido muito, eram estudados, inteligentes, não eram homens qualquer, suas palavras eram vazias naquele momento. Não consolavam, não animavam, não davam esperança. 

Então Jó com todas as suas dores, com toda a sua tristeza, com tudo o que restava de suas forças para expressar qualquer sentimento disse a eles: "Se tão somente ficassem calados, mostrariam sabedoria." (Jó 13:5) E me dei conta aí do tanto que há sabedoria no silêncio. Quando não sabemos o que dizer é sábio ficar calado. Quando não há o que dizer, também. Quando faltar palavras pra expressar o que sentimos nossas atitudes poderão falar mais do que nossas palavras. Um toque, um abraço, um passo em alguma direção, um olhar poderá falar muito mais que nossas palavras. 

"A sabedoria, às vezes, está em se calar."